Blog Fala aí!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Número de mortos sobe após tsunami na Indonésia

Imagem CPTEC/INPE 25/10/10


Muitos moradores em Padang, Sumatra Ocidental, fugiram para terras mais altas após o terramoto. Pelo menos 23 pessoas foram mortas e 167 estão desaparecidas na Indonésia após o tsunami provocado por um terremoto localizado na segunda-feira ao largo da costa de Sumatra.

Dezenas de casas foram destruídas pelas ondas após o terremoto de magnitude 7,5, que atingiu 13 milhas (20km) no fundo do mar perto das ilhas Mentawai.

Um policial local disse à BBC que o mau tempo tinha atrasado uma operação de busca e salvamento.

Autoridades australianas estão tentando contato com um grupo de surfistas em falta.

O grupo de entre oito e 10 australianos desaparecidos estava em um barco charter navegando na área.

Pobre cobertura de telefonia estava prejudicando os esforços para contatá-los, Austrália Departamento dos Negócios Estrangeiros disse.

Houve relatos conflitantes sobre se o terremoto de segunda-feira gerou um tsunami.

Entre os primeiros minutos do terremoto autoridades da Indonésia emitiram um alerta de tsunamis, na ilha de Sumatra as mesquitas soaram alarmes.

As regiões afetadas correm o risco de erupção dos vulcões ao redor, a população da região denominada Anel de Fogo do Pacífico foram retiradas do local.

Enquanto isso, o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, disse em sua declaração na noite de segunda-feira que um tsunami foi gerado significativa, mas já tinha sido cancelada.

Até agora, 23 corpos foram encontrados e pelo menos 167 pessoas estão desaparecidas, segundo autoridades do país de Gestão de Desastres da Agência.

Uma enorme onda é relatado por ter lavado centenas de casas em duas vilas costeiras em Pagai e Silabu, que fazem parte da cadeia remota ilha Mentawai.

Enquanto isso, outro grupo de australianos disse que seu barco foi destruído por uma parede de água.

O capitão Rick Hallet, disse à mídia australiana que seu barco estava ancorado na Ilha Pagai Menatawis quando as ondas vieram.

"Sentimos um pouco de agitação debaixo do barco ... então dentro de alguns minutos, ouvimos um barulho todo-poderoso", disse ele.

"Eu pensei imediatamente de um tsunami e olhou para o mar e é aí que vimos a parede de água branca que chega até nós", disse ele.

A onda trouxe um outro barco colidindo com eles e acendeu um fogo, obrigando-os a saltar para o mar.

Algumas das pessoas a bordo foram arrastados até 200m navegação pela onda, ele disse.


Fonte: BBC-UK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre o assunto.

O que sou e o que faço

Minha foto
Brasília/Asa Norte, Brasilia/DF, Brazil
Sou Jornalista Graduado, trabalhei em diversas áreas do Jornalismo. Um dos meus trabalhos mais significantes foi produzir o Programa de TV para o MEC; Luz, Câmera Educação em 2008. Fui colaborador dos Jornais Tribuna de São Sebastião (cidade satélite) e repórter de O Distrital.